Guarani - Guerreiros da Liberdade cont...

Documentário Mbyá Guarani - Guerreiros da Liberdade, investiga o processo de aculturação dos índios Guarani Mbyá, destacando a resistência de um povo e a luta pela terra.

Em sua própria língua, os Guarani falam sobre o que aconteceu com eles após a chegada dos europeus, o que os diferem das demais nações indígenas e sobre o significado da terra; mostram como se organizam, como são suas brincadeiras e o artesanato; falam da religiosidade e dos rituais; apresentam sua visão de mundo e seu dia-a-dia.

O documentário Mbyá Guarani leva o telespectador a uma viajem pelo mundo dos Mbyá Guarani, um trabalho em defesa da preservação de sua cultura e em defesa dos direitos deste povo, um universo em processo de desaparecimento.

A mitologia dos Mbyá, contada pelo Pajé Timóteo, costura o vídeo ressaltando como surgiu a primeira terra, o importante significado do sol e da lua e como surgiu o mal. São abordados também, entre outros temas, os preconceitos por parte dos brancos em relação contra a cultura deste povo, os problemas de saúde, de subnutrição, a degradação social e principalmente a questão da falta de terras para que possam sobreviver e manter viva sua cultura.
fonte: http://secom.to.gov.br/noticia.php?id=4132

TVI - TvIndigena - Brasil

TVIndígena São Paulo é uma associação de profissionais indígenas independentes de diversas aréas do conhecimento que tem como objetivo principal estimular o debate das questões indígenas no Brasil. Promovendo discussões, onde as diversas comunidades indigenas no Brasil estariam utilizando as tecnologias que facilitam a interatividade como a Internet no esclarecimento de seus direitos constitucionais conquistados nos ultimos anos. Com isso, esperamos dar nossa contribuição em defesa de direitos indígenas e esclarecendo a Sociedade Brasileira.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem