São Paulo - Brasil

A história de nosso blog se conecta inicialmente a realidade dos povos indígenas em São Paulo. 

Tudo começou quando nos deparamos com uma realidade difícil para a população da maior cidade do Brasil. A história de São Paulo é uma história difícil de engolir quando se discute a realidade dos povos indígenas. Tanto o Estado de São Paulo como as cidades do maior Estado do país construíram uma história que exclui delas as populações indígenas. (Isso se amplia a realidade do Brasil) E aqui se destaca São Paulo, capital.

Indigenas Pankararu - Real Parque, zona sul de São Paulo, capitas. Fonte: site - outras palavras. 

São Paulo possui uma enorme diversidade cultural, os povos indígenas se distribuem em varias regiões do Estado e principalmente nas periferias da maior cidade do país. Os dados sobre a presença indígena nas periferias é muito pequena e desconhecida. 



O editor de Tvindígena e deste blog, Emerson Souza Guarani (professor e Antropólogo) chama de "isolados das grandes cidades", que é uma outra realidade a se discutir frente a expansão do agro e retirada de direitos indígenas. A história de muitos povos se conecta a inúmeras ações do Estado, deste o processo de integração a sociedade nacional através do Serviço de Proteção ao Índio (criado em 1910) e continuado pela Fundação Nacional do Índio (em 1967). 

O fato é que a maior cidade do país conhece pouco a realidade dos povos indigenas de uma das maiores metrópoles do mundo. 

São Paulo, capital possui aldeias indígenas em contexto urbano. 

Mapa da Terra Indígena Jaraguá, interior de São Paulo. Fonte: Movimento dos Sem Terra, 2016. Disponível em: http://www.mst.org.br/2016/08/30/indigenas-de-sao-paulo-acossados-por-todos-os-lados.html. Acesso em: 10 mar. 2020.


A aldeia do Jaraguá na capital paulista é a menor do país com 1,7 hectare. E abaixo verifica-se no outro extremo da cidade, na região de Parelheiros, na divisa com São Bernardo do Campo, a aldeia de Tenondé Porã e Krukutu do povo Guaraní Mbya. 

Imagem: Lucas Keese (Antropologo)

É possível conhecer a maior cidade do pais no vídeo a seguir: 


Mas é possível verificar que a realidade da maior cidade do país é uma realidade que não destoa da realidade da destruição das matas e tomada de territórios dos povos indígenas. 

A parte verde (mapa abaixo) representa o enorme território ocupado por indigenas da etnia Kaingang, Guarani e Ofaye Chavante (os OTI), foram totalmente ocupadas pelo processo de imigração iniciada no inicio do século XX, o mapa é uma aberração, pois se trata de uma propaganda da Província de São Paulo e no espaço verde diz "territórios despovoados", mas era de fato parte do processo genocida do Estado e retirada de territórios indígenas a ser distribuídos a figurões da politica podre e imigrantes que viriam de diversas partes da Europa.

Se instalou a séculos no Brasil, uma cultura desenfreada de retirada de terras dos povos indígenas e se transformou em uma marca da história do Brasil contra os povos indígenas. 


Bom saber é que através da Educação, que os povos indígenas da maior cidade do país começam a se articular e cobrar politicas publicas que discutam a implementação da lei 11.645/08 e que construa politicas publicas favoráveis aos povos indígenas que vivem na maior cidade do Brasil. A seguir veja o vídeo organizado pela Secretaria Municipal de São Paulo juntamente com lideranças indígenas que vivem em vários bairros da capital paulista.



O editor de Tvindígena Brasil e de seu blog pessoal, ajudou na construção do vídeo e do evento Agosto Indígena na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 
 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*