Coronavírus: Mitigação ou Supressão - Eis a questão?

Coronavírus: Mitigação ou Supressão - Eis a questão?

Por Emerson Souza, Antropólogo e Professor da Disciplina de Sociologia da Rede Estadual de Educação de São Paulo.  23/03/2020 às 21:50  Para www.tvindigena.com.br e www.emersoneos.blogspot.com.br atualizado em 24/03/2020 ás 01/23hs 

Tentarei aqui refletir sobre algumas questões que envolvem a disseminação do Coronavirus. Se trata de um desabafo em meio a todos caos que se encontra o mundo. Para isso o vídeo de Iamarino traz muita lucidez sobre caminhos e esperanças que sei lá irão existir. Mas aqui segue uma linha do tempo para pensar o mundo e a doença.
Atíla Iamarino, conforme currículo lattes é um dos Biólogos mais importantes da atualidade quando se diz respeito ao Coronavírus. Biólogo bacharelado (2006), doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo e divulgador científico na internet. Fez pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas.
Seu canal do Youtube é um dos mais procurados e dá embasamento Científico como ninguém sobre a doença que se prolifera em todo mundo. Uma catástrofe tem sido apontada por muitas especialistas do mundo inteiro. Serão milhões de mortos e muitas outras questões a serem discutidas. Países de todo Mundo tem intensificado a discussão em torno dessa nova doença que assolou inicialmente países como a China com 1.433.783.692 de habitantes e disseminou na Itália com seus 60,48 milhões de habitantes, Espanha com 46,66 milhões de habitantes, EUA com  326.766.748 milhões de habitantes, Reino Unido com  67.530.161 milhões de habitantes (Reino Unido formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e Brasil com  211.049.519 milhões de habitantes. Dados populacionais encontrados no sitio do IBGE  https://paises.ibge.gov.br/#/mapa . É importante destacar a população de cada país para mensurar dados e ações que Atila Iamarino aponta.
O pesquisador traça um perfil destes países e suas ações frente a disseminação do Coronavírus. Sua live do dia 22/03/2020 no canal a seguir https://www.youtube.com/watch?v=zF2pXXJIAGM é uma das mais vistas e comentadas no Brasil e no Mundo. Através de números e dados estatísticos ele demonstra dados surpreendentes sobre a tragédia que pode assolar o mundo. O embasamento científico como fonte e caminhos para políticas públicas e ações governamentais no Brasil. Através de estudos científicos ele aponta as mais diversas pesquisas e ações governamentais dos países acima e o prognóstico é assustador à muitos cientistas de diversas partes do mundo. Uma vacina ou remédio para o Coronavírus pode demorar até dois anos. Pensar estratégias será um primeiro passo para quem tiver juízo neste momento. Não se trata de uma carta de baralho ou peça de xadrez da política mundial e neoliberal.  Se trata neste momento de salvar vidas e tratar a doença como uma das grandes pandemia do século XXI. Em 2016 em um podcast ele já apontava grandes problemas que envolvia a gripe aviaria, surto do ebola entre outras. A gripe segundo ele já mata 36.000 por ano.  A questão é que o Coronavírus está sem controle e poderá matar milhares.
O número de casos de infecção pelo novo coronavírus no mundo chegou a 275.469 neste sábado, 21/3 segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Matéria veiculado no site do Uol com o Título “Mortes de coronavírus no mundo passam de 11 mil, a China tem 3º dia sem casos” traça um perfil dos últimos números. Mais de 88 mil pessoas se recuperaram da enfermidade. Nos Estados Unidos, o número de casos chegou a 19.624, quase dez vezes mais do que há uma semana. As vítimas fatais do vírus no país somam 260. O mesmo site ainda aponta que o número de pessoas infectadas na China chega a 81.303 e o de mortes, 3.139, de acordo com a Universidade John Hopkins; 58.946 pessoas se recuperam da doença no país. Na Europa, a Espanha contabiliza neste sábado (21/3) 21.517 casos e 1.093 mortes, a Alemanha soma 19.848 casos e 68 mortes e a França tem 12.632 casos e 450 mortes. Na Itália, os casos atingiram 47.021 neste sábado (21/03/) com 4.032 mortes, superando o número de vítimas fatais da China, onde a doença se originou. A fonte dos dados apresentadas são da Dow Jones Newswires agência norte americana de propriedade do The Wall Street Journal e do site Marketwatch.O site Isto é de 22/03/2020 as 15 horas traziam novos números da Itália com 5.476 mortos. Com casos totais de coronavirus de 59.138. O mesmo portal de 23/03/2020 às 17:44 apontava NY 20.875 casos e contabilizava 157 mortos. Até a presente data 23/3 os EUA contabilizava no total 35.500 casos e 473 mortos. E um Presidente cujo viés político insistia em não decretar o isolamento de todo o pais. A Cidade de Nova York entre outros Estados já davam conta da falta de médicos, mascaras e da espera do exercito para a construção de Hospitais de Campanha na Cidade.
Voltando a Atila Iamarindo, o pesquisador explana os números atuais e ações governamentais como supressão e mitigação. Ao se tratar destas duas definições o que se observa é que cada país oferece ações de acordo com dados científicos como meio de combater a doença. Nota-se a importância da Ciência na propagação de soluções e políticas públicas mundo afora. O Brasil através do poder Executivo ignora dados científicos até o momento. O presidente tarda a ações enérgicas de combate no Brasil. Inglaterra e EUA traçaram um caminho perigoso para sua população e o equívoco de suas ações poderiam a longo prazo matar em torno de 1.000 milhão na Inglaterra e 4.000 milhões nos EUA até agosto segundo Iamarino. As pesquisas apresentadas pelos dois países impõem determinados modos operandi de lutas contra a doença. Os dados apontados por Cientistas nestes países determinaram mudanças drásticas nas estratégias. Os dois países encomendaram pesquisas e tudo mudou e as mortes já assolavam os EUA em Estados como Washington, New York e Califórnia com os maiores focos da doença. Na Inglaterra as mortes só cresciam. São dois países considerados de Extrema direita. China e seu monitoramento terminou pela “supressão” iniciado em 23/01/2020 e diminuiu drasticamente a propagação do vírus no país. Enquanto tardiamente Itália fez o mesmo só que dias depois. Seu povo infelizmente não atendeu totalmente ao pedido de ficar em casa e pagou para ver. Deu no que deu.
A Espanha se propôs como a China a implantar políticas públicas de controle da população dias depois.  Ação tardia da Espanha poderia ter poupado muitas vidas. Embora a mitigação e supressão seja um caminho dado para cada política de Estado a questão é:  quantos morrerão para cada ação a ser tomada. O pesquisador aponta um milhão de mortos ou milhares de mortos.
O que irá determinar esses números serão ações governamentais de cada país. É assustador o quadro de diagnostico que se dá em torno da disseminação do CoronaVírus e a maneira que ele se propaga. O Brasil demorou para encaminhar políticas públicas neste sentido. Quase dois meses depois que a doença já assolava o mundo o país passou a discutir seriamente por parte de Estados e prefeituras maneiras e modos de diminuir a curva que viria. Já se pensava o caos segundo afirma alguns pesquisadores como Tamarindo. O que significa isso supressão e mitigação. A Mitigação fechando escolas, Universidades, trabalho, funcionando apenas serviços básicos. População em casa. Os casos são para retardar a proliferação da doença. Ao mesmo tempo são feitos testes e detectada a doença as pessoas infectadas são isoladas e familiares em quarentena. (No Brasil faltando de tudo nos postos e Hospitais) No caso da China o que houve foi a supressão, ou seja, parou tudo e a ordem foi para que todos permanecessem em casa. Tudo isso se deu justamente por dados que apontavam que o serviço publico iria entrar em Colapso. E entrou. Alguns sintomas da doença atinge a pele dos pulmões, enchendo o pulmão de água e sangue. As pessoas necessitam de aparelhos para poder respirar e em todas as situações de supressão e mitigação se constata a ausência de Hospitais para atender toda a demanda de pacientes. É horrível pensar que a um século atrás a gripe espanhola matou um milhão de pessoas e o quadro do Coronavírus poderá ultrapassar estes números.
Bom pensar quais ações o governo brasileiro poderia ter realizado nos últimos dias e porque o Executivo insiste em discordar de cientistas de todo o mundo que apontam um colapso da saúde pública e privada. E mortes de milhares de pessoas. E porque aqui o Governo de Extrema Direita chama de "gripezinha". E tenta diminuir de forma criminosa a onda da doença que assola o mundo.
Bom saber é que muitos governadores e prefeitos se uniram em torno de um bem comum que é povo brasileiro e tudo indica irá poupar muitas vidas. Contrariando sabiamente o Governo federal que a todo momento diminui os impactos econômicos olhando apenas um lado: As empresas. Quase três meses o governo federal anuncia fazer algo e quantos não matarão por tardiamente agir? Quem será responsabilizado por tantas mortes? Aquele que disse existir uma "gripezinha" no mundo todo? Aqui vale lembrar que a população precisa se conscientizar da gravidade do problema e ficar em casa. Pois os mais velhos estão entre os mais prejudicados neste momento e se os dados se confirmarem as mortes poderão chegar aos idosos em torno de milhões em todo mundo. O Brasil tem cultura própria e uma delas são suas favelas. Como pedir para tais moradores ficarem em casa sem condições mínimas de sobrevivência. Muitas vezes sem água para lavarem as mãos e o Álcool gel é luxo. É possível comparar países da Europa com a Saúde Brasileira que a pelo menos dois mandatos de Presidente destruíram a saúde pública não só na esfera federal quanto nos Estados e Municípios. Frisamos que não é uma característica de Governos apenas da Direita, mas de maior e de menor intensidade aplicada também infelizmente por muitos governos da esquerda do Brasil.
Mas, estaríamos aqui diante de uma crise do Neoliberalismos e Estado Mínimo? O que seria mais importante agora Empresas ou pessoas vivas? Óbvio responder essa questão. Para os liberais será?
Vale a pena conferir todo o vídeo de Iamarino sobre toda a problemática que envolve o Coronavírus no canal do Youtube.   
  

Alguns sites consultados e recomendados:
Leituras complementares e embasamento cientifico para as questões.
A melhor informação sobre coronavirus: Átila Iamarino
Coronavírus: Brasil precisa parar, alerta biólogo
Biólogo Atila Iamarino faz previsão de 1 milhão de mortos por Coronavírus em live
Sem ações contra coronavírus, virologista prevê até 1 milhão mortos até agosto
Corona Vírus Urgente.
Mortes de coronavírus no mundo passam de 11 mil, a China tem 3º dia sem casos

TVI - TvIndigena - Brasil

TVIndígena São Paulo é uma associação de profissionais indígenas independentes de diversas aréas do conhecimento que tem como objetivo principal estimular o debate das questões indígenas no Brasil. Promovendo discussões, onde as diversas comunidades indigenas no Brasil estariam utilizando as tecnologias que facilitam a interatividade como a Internet no esclarecimento de seus direitos constitucionais conquistados nos ultimos anos. Com isso, esperamos dar nossa contribuição em defesa de direitos indígenas e esclarecendo a Sociedade Brasileira.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem