Museu da Imigração em São Paulo - Projeto Raiz com Emerson Souza- Guarani

 Por Emerson Souza, editor deste Blog e Tvindígena Brasil. 

Em 2021, iniciei uma serie de conversas com o Museu da Imigração em São Paulo. Neste mesmo ano soube que estavam homenageando um figueira de 200 anos que se encantou. Na entrada do Museu do imigrante queriam fazer uma serie de homenagens e fui convidado para fazer parte deste projeto intitulado "Projeto Raiz."

Em 2022, fui contatado a fim de que produzisse um áudio autoral de dois minutos ou mais, com a narração em formato poético. Fiquei lisonjeado e ao mesmo tempo bem emocionado pois as arvores e florestas no Brasil passavam por queimadas e retirada ilegal em varias partes do Brasil. A figueira se encantou e homenagear é bem importante pois a conexão indígena com outros seres se dá de forma constante. Afinal essas vidas estão em constante conexão com o povo indígena e aceitei de imediato. 

Estava sendo convidado juntamente com Leandro Karnal, Emicida e Maha Mamo. E fiquei feliz pois os povos e comunidades indígenas necessitam ocupar muitos espações e o Museu da Imigração é um deles a ser ressignificado. 

Neste sentido, enviei meu texto e áudio. Estive algumas vezes no Museu da Imigração. De uma maneira ou de outra sinto que me conecto ao local. Participei de gravações para documentários, gravações, assessoria ao acervo, fui entrevistado e me encontrei com representantes do 10Childrem da Europa para um projeto sobre crianças indígenas em contexto de cidades. Enfim, o Museu faz parte da minha trajetória pessoal, profissional e conexão com essa arvore milenar. 

Quando estiver por São Paulo, visite o Museu do Imigrante. Tenho me empenhado em fazer um trabalho de conexão entre o Museu do Imigrante em São Paulo com a realidade e as inúmeras migrações dos irmãos indígenas. O endereço da visita é: R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300

O texto que enviei: 

Homenagem a nossas árvores ancestrais. 

Vivemos no limite de nossas vidas.

Vivemos no limite das decisões importantes de nossa vida. 

Vivemos no limite para pensar um mundo novo. 

Um mundo melhor, um mundo das plantas, das águas, dos rios e das florestas. 

Devemos seguir os ensinamentos de grandes líderes indigenas. Que lutam para manter nossas arvores, nossos pássaros e nossos cantos e encantos. 

Nossos ancestrais estão por todas as partes e pedem socorro. 

As arvores são nossos ancestrais e estão em todas as partes. São parte de um povo que se encantou. 

Esses encantos se conecta a brisa da manhã, aos pássaros, aos grandes rios e grandes florestas. 

Vivemos no limite. 

Os tempos do hoje são difíceis. 

Estamos conectados a várias partes do mundo. 

Conectamos a ilusão e falsa ideia de união, próximo de tudo e todos. 

Estamos diante de mudanças bruscas demais...Tristezas demais...

Minha querida arvore que se foi, enfim uniu-se de seus ancestrais, juntou-se ao mundo dos espíritos. Ao mundo sem sofrimento, ao mundo dos grandes líderes. 

As antigas florestas que a chamaram para um novo mundo. Nosso grande pai “Nhanderu conhece bem suas raízes e seus encantos. Seja bem-vinda ao mundo dos grandes guerreiros indigenas. 

Uma pena esse mundo que a maltratou e continua maltratando nossos ancestrais. Minha querida guerreira os perdoe. Perdoe esse olhar distante e de ilusões. 

Perdoe aquele que não te vê e te deixou de lado na grande ilusão da cidade grande. 

Querida floresta, que se foi pela ganância e sucumbiu em guerreiras da grande metrópole. Loucos foram aqueles que vivem sem te ver, observar, admirar, te amar, te regar e te abraçar. 

Nós a vimos no mundo encantando dos grandes guerreiros. Vimos o quanto você fez bem para todos, você sempre fez este mundo ser melhor. Ouviu os pássaros, os choros, as histórias, acolheu as formigas, acolheu as flores, sentiu a brisa de muitas manhãs. Sentiu o sol, a chuva com muita intensidade. Sentiu o canto e o encanto dos pássaros. Viveu a primavera, o verão, e outras estações do ano. Tão linda e bela foi o seu sorriso na grande cidade. 

Enfim, Vivemos no limite de nossas vidas.

Vivemos no limite das decisões importantes de nossa vida. 

Vivemos no limite para pensar um novo mundo. 

Um mundo melhor, um mundo das plantas, das águas, dos rios e das florestas. 

Um mundo dos homens criado por Nhanderu, nosso grande pai.














TVI - TvIndigena - Brasil

TVIndígena São Paulo é uma associação de profissionais indígenas independentes de diversas aréas do conhecimento que tem como objetivo principal estimular o debate das questões indígenas no Brasil. Promovendo discussões, onde as diversas comunidades indigenas no Brasil estariam utilizando as tecnologias que facilitam a interatividade como a Internet no esclarecimento de seus direitos constitucionais conquistados nos ultimos anos. Com isso, esperamos dar nossa contribuição em defesa de direitos indígenas e esclarecendo a Sociedade Brasileira.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem